segunda-feira, 28 de março de 2016

Como registo os meus hábitos


Na minha agenda, todos os meses tenho uma página onde vou seguindo os meus hábitos, os que estou a incorporar e os que já fazem parte do meu dia a dia.

Como sigo os meus hábitos?


Antes de começar o mês, faço uma tabela como esta e coloco os hábitos que quero seguir.

Se for um hábito que só implica fazer ou não fazer, como por exemplo fazer uma caminhada, pinto o quadradinho se fiz e deixo em branco se não fiz.

Se for um hábito que posso quantificar, marco +, +/- ou -. 
Por exemplo, para o hábito de pensar positivo, se naquele dia:
  • Consegui ter apenas pensamentos positivos, marco +
  • Tive alguns pensamentos negativos mas consegui alterá-los para positivos, marco +/-
  • Tive pensamentos negativos e não consegui alterá-los, marco -

No fim do mês fico com qualquer coisa como isto:


Vantagens de registar os hábitos

Fazer o registo dos meus hábitos, permite-me:

Saber quantos dias pratiquei. Lembram-se que são necessários 21 dias para incorporar um hábito na nossa rotina, como falei aqui? Assim tenho uma ideia se pratiquei no mínimo 21 dias e no máximo todos os dias do mês.

Avaliar como correu. Nos hábitos que posso quantificar (+, +/-, -), vejo logo a quantidade de cada um e já sei se tenho de melhorar a prática daquele hábito ou não.

Concluir se é um hábito a manter. Se for um hábito que estou a iniciar, ao ver os dois passos anteriores no final do mês, ajuda-me a concluir se quero continuar a praticar aquele hábito. 

Por exemplo, no hábito de pensar positivo, quando chegar ao fim do mês vejo a quantidade de dias em que estive consciente dos meus pensamentos, vejo se a maioria dos dias foi positiva, negativa ou +/-, analiso se melhorou ou não a minha vida e decido se é um hábito a manter.

E vocês? Utilizam agenda? Costumam registar os vossos hábitos? 

2 comentários:

  1. Olha que ideia maravilhosa. Vou fazer já a minha lista para Abril. Obrigada amiga...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lia!
      Guarda um espacinho para o pensamento positivo, já em Abril ;)

      Eliminar