terça-feira, 12 de abril de 2016

Como fazer o dia dos nossos amigos mais feliz




Eu e a Lia somos amigas há muito tempo como vão ver mais à frente, com o meu regresso ao Facebook (passados 4 anos) por causa do blog, foi a primeira pessoa por quem procurei. Desde aí ela tem seguido o blog "ao minuto" como ela diz. E foi comentando aqui e ali que graças ao blog não tinha voltado a desistir de fazer exercício e começou a fazer uma refeição vegetariana por semana lá em casa.

Eu pedi-lhe um pequeno texto a dizer como o blog a tinha inspirado, para pôr ali no cantinho dos leitores. O que eu tinha em mente era qualquer coisa do tipo "Este blog inspirou-me a não desistir do exercício e a fazer uma refeição vegetariana por semana". Mas como sempre ela superou todas as minhas expectativas, ela não escreveu um simples testemunho, mas sim toda uma carta de amizade.

Decidi publicar o que ela escreveu, tal como me enviou. E surgiu-me a ideia de vos sugerir que digam aos vossos amigos, aqueles mesmo do peito, o que a amizade deles significa para vocês. Seja pessoalmente, por mensagem ou, porque não, através de carta. Garanto-vos que vão tornar o dia de alguém mais feliz. Eu ando a sorrir desde ontem.

E agora a carta de amizade que eu recebi:

"COMO O BLOG UM HÁBITO DE CADA VEZ MUDOU A MINHA VIDA

Já conheço a Carla Ribeiro desde 1998, dito desta forma até assusta o tempo que já passou… Conhecemo-nos no Instituto Superior de Agronomia (ISA) e desde essa data que somos amigas, mas daquelas amigas mesmo, daquelas que podem estar 4 anos sem se ver que quando se reencontram parece que estiveram no dia anterior a beber um cházinho juntas no café da esquina.
Foi mesmo isso que aconteceu, por circunstâncias da vida perdemos o contacto. Com as novas tecnologias as agendas deixaram de existir e o telemóvel onde tinha o seu número morreu para a vida levando com ele a única forma de poder contactar a Carla. É que nem com o facebook podia contar porque a Carla se desligou desse mundo.
É aqui que entra o Blog “Um hábito de cada vez”, graças ao seu blog, a Carla voltou às redes sociais e procurou por mim. Quantas vezes eu pensei nela durante estes quatro anos…  Assim que vi a sua mensagem e trocamos números de telefone liguei-lhe e falamos horas ao telefone. Na verdade pareceu-nos que ainda ontem tínhamos estado no ISA numa qualquer aula de Matemática III (AHAHAH).
A Carla apareceu numa altura da minha vida em que estava a precisar de falar com uma amiga. A minha vida profissional seguiu um caminho bem diferente do que eu sempre sonhei e nesta fase estava mesmo a precisa de um ouvido AMIGO.
Aceitei o desafio da Carla e comecei a seguir o seu blog, identifiquei-me com muitas das ideias dela e era deste clique que eu precisava para mudar algumas coisas na minha vida. Era este o empurrão que me faltava. Posso confessar que foi graças ao blog que nessa semana não desisti das minhas 2 caminhadas semanais que estavam a ser um sacrifício, e agora são um momento de prazer, reflexão e contemplação. Comecei também a fazer semanalmente uma refeição de comida vegetariana, não que queira abolir a carne e o peixe da ementa lá de casa, mas neste caso quero dar a conhecer aos meus filhos novas texturas e sabores de forma saudável. Passado 2 semanas o balanço é positivo estamos todos a gostar ;)
Todas estas alterações na minha vida foram possíveis devido ao pensamento positivo e à minha reflexão sobre o que realmente importa na vida. Quem me conhece sabe perfeitamente que sou uma pessoa muito positiva e que não baixo os braços, mas em alguns momentos a nossa cabeça leva-nos para caminhos mais obscuros e é fundamental saber sair deles. Antes do blog nem pensava nisso, mas agora dou por mim a “corrigir os meus pensamentos”, a tentar ver sempre o lado positivo do que nos acontece de menos bom. Nem sempre é fácil, mas com treino e com ajuda conseguimos. "



4 comentários:

  1. Hoje fiquei eu com as lágrimas nos olhos. Beijos grandes amiga.

    ResponderEliminar
  2. Ah pois é!!!
    Beijinhos e mais uma vez obrigada, não só pelo texto mas pela amizade grande!

    ResponderEliminar
  3. Espectáculo! Agora deu-me saudades de uma amiga de curso que não vejo há vinte e tal anos. Está decidido, vou procurá-la!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes muito bem. Às vezes andamos tão embrenhados no dia a dia que nos passam as coisas mais simples e mais importantes ;)

      Eliminar