segunda-feira, 18 de abril de 2016

Dica para pensar positivo #3: Chá de alecrim



A dica de hoje pode parecer estranha, o que é que o chá de alecrim tem a ver com o pensamento positivo? Vou explicar tudo.

Nós somos os únicos animais que se desligaram tanto da natureza, que desaprendemos a viver em sintonia com ela. Todos os outros animais além de viverem completamente integrados no seu ambiente, não o prejudicam e sabem quais as plantas benéficas e quais devem evitar. Por exemplo, a planta Oenanthe crocata, também conhecida como Arrebenta-Bois, é uma planta tóxica e é evitada pelos animais.

Para nós tornou-se mais fácil ir à farmácia e tomar um comprimido ou xarope para tudo e mais alguma coisa. Atenção que não sou contra medicamentos, acho que são muito úteis nalgumas ocasiões, mas em situações simples como, por exemplo, uma dor de garganta, ou uma constipação, existem alternativas mais saudáveis e naturais de que por vezes nos esquecemos.


Benefícios do alecrim


  • É benéfico para o cérebro: Contém uma substância que favorece o neurotransmissor acetilcolina, aumentando o tempo de permanência desta substância no cérebro antes de ser desactivada. Pessoas senis e pessoas portadoras de Alzheimer, possuem deficiência dessa substância.
  • Contém substâncias antioxidantes que podem ajudar as células no combate aos radicais livres e prevenir o envelhecimento das células
  • É rico em cálcio
  • Pode ajudar no combate a bactérias, fungos e vírus. Um chá de alecrim alivia sintomas de gripes, constipações, bronquites e asma
  • Actua como anti-inflamatório
  • Possui taninos que agem como tónico digestivo
  • Mascar folhas de alecrim pode ajudar na cicatrização de aftas e outras feridas na boca, além de ajudar nas gastrites e úlceras do estômago

Mais benefícios aqui.


Como é que o alecrim está relacionado com pensamento positivo?


O alecrim também é conhecido como a "erva da alegria". O chá de alecrim acalma a mente e estimula o corpo, ajudando a afastar as tensões e o stress. Além disso, possui propriedades tonificantes, estimulantes e energéticas quando aplicado sobre a pele.

  • Chá de alecrim
Ferver a água e colocar um ramo de alecrim, deixar em infusão durante 15 minutos e depois beber.

  • Banho de alecrim
Devido às propriedades energéticas, este banho deve ser tomado de manhã e não à noite, senão não dormem.

1. Colocar vários ramos numa panela com um litro de água e deixar ferver por 20 minutos. 
2. Deixar arrefecer até uma temperatura agradável para a pele.
3. Retirar os ramos e colocar num recipiente bonito
4. Se o banho for de chuveiro é só deitar o líquido morno sobre a cabeça e deixar escorrer pelo corpo. Se o banho for de banheira, basta juntar o líquido morno à água da banheira.

Experimentem e depois digam-me.


Fontes:
Feldman A (2005) Enxaqueca - Finalmente uma saída. Editora Livros do Brasil, Lisboa. 244 pp.
Benefícios do chá de alecrim. Disponível em: <http://www.baudasideias.net/saudebeleza/beneficios-cha-de-alecrim/>. Acesso em: 18/04/2016


4 comentários:

  1. Olha... Não sabia. 😊 vou experimentar! 😜

    ResponderEliminar
  2. Adoro este blogue.
    Gosto muito de alecrim e gosto das amêndoas torradas com alecrim. Nunca experimentei o chá muito menos o banho, claro que vou experimentar. Uma pergunta, o banho com alecrim passo pelo corpo no fim ou durante o banho?
    E já tive 3 dias seguidos com + :). Hábitos que fui adquirindo, pensamento no presente quando vou a andar ou no carro vou atento ao que oiço e ao que vejo. Quando alguém é "tóxico" repito para mim, (not my circus, not my monkeys) ate me começar a rir. Convivo mais com os meus amigos no face, sms e pessolmente. Está a resultar muito bem. Obrigado Carla por estes "empurrões" para cima.
    João

    ResponderEliminar
  3. Obrigada João :)
    Fico muito feliz por estar a inspirar-te e que gostes de me vir visitar aqui.
    A água com alecrim passas no fim do banho, podes massajar a pele e depois limpar com a toalha.

    ResponderEliminar