segunda-feira, 25 de abril de 2016

Dica para pensar positivo #4: Deixa a vida fluir



"Esta mulher sentia que se debatera a vida toda para se manter à superfície, porque estava a lutar contra algo dentro dela. Algumas pessoas estão sempre a fazê-lo. (...) Mas, apesar de esta mulher se debater, lá bem no fundo, ela sabia que iria perder o combate. Por isso, quando lhe sugeri que ela parasse de agitar as pernas, compreendi qual a diferença entre os que se afogam e os que flutuam. No exacto momento em que nós desistimos de lutar com a água, temos de ter fé nela - deitarmo-nos para trás e deixá-la levantar-nos."
Daniel Gottlieb, Cartas Para Sam 


Ouvi uma vez numa entrevista, não me lembro de quem, o entrevistado a dizer "Temos tantos planos para a vida, que nos esquecemos que a vida nos mostre os planos que tem para nós". E desde aí, isto está sempre na minha cabeça.

Demasiadas vezes os nossos dias são passados a correr, com tarefas urgentes, com tarefas e prazos que impomos a nós próprios, com planos e objectivos muito difíceis de atingir. E depois sentimo-nos frustrados porque não conseguimos ser super-homens/mulheres e fazer tudo. E quando damos conta passam semanas, meses e anos nesta correria, a arfar de cansaço e com a sensação que não completámos nada de importante.

Demasiadas vezes sentimo-nos irritados porque as pessoas não agem como nós achamos que deveriam agir, porque os acontecimentos não acontecem como nós queremos.

De vez em quando é necessário parar, olhar para o céu e ver as nuvens a passar. Deixar a vida fluir, passar por nós lentamente. Olharmos para o nosso interior e respirar profundamente, olhar para os nossos filhos e "vê-los" crescer, olhar para a pessoa que amamos e decorar-lhe os traços, desfrutar da companhia da nossa família e dos nossos amigos...

É necessário pararmos de querer controlar o que não tem controlo, e deixarmo-nos levar ao sabor da vida. Afinal a vida vai acontecer, mesmo se não planearmos todos os nossos passos. 

O sol vai continuar a nascer e a pôr-se todos os dias, a água vai continuar a correr, a vida vai continuar a acontecer.

Deixa-te ir...




2 comentários:

  1. Numa entrevista Bruce Lee disse: “You must be shapeless, formless, like water. When you pour water in a cup, it becomes the cup. When you pour water in a bottle, it becomes the bottle. When you pour water in a teapot, it becomes the teapot. Water can flow and it can crash. Become like water my friend.”
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia e gostei muito. Tudo a ver com deixar fluir :)
      Obrigada João!

      Eliminar