segunda-feira, 23 de maio de 2016

Como anda a correr a minha meditação?



Estou de volta!!! 
Senti muitas saudades vossas e deste cantinho. Alguns de vocês sentiram a minha falta aqui, e demonstraram-no pelas mensagens que enviaram e pessoalmente, aqueles com quem tive o prazer de falar. Muito obrigada pelo vosso carinho, eu também estava com saudades!

Mas chega de lamechices, vou dizer-vos como correu a minha meditação até agora.


Semana 1


Fiz todos os dias mas esqueci-me sempre das almofadas, excepto num dia. Reparei que tendo eu muito pouca elasticidade as almofadas ajudam bastante a ter uma posição correcta durante os 5 minutos, caso contrário tenho de estar sempre a mexer-me para uma posição mais confortável e que não faça doer as costas e as pernas.
Esta primeira semana tive a mente sempre a barafustar, principalmente no primeiro dia. Eu queria concentrar-me na respiração e só pensava "Já passaram 5 minutos" ou "O cronómetro do tempo está avariado, é impossível ainda não terem passado 5 minutos". Sim a minha mente consegue dificultar o que é simples e ser mesmo chata, por vezes. Eu tentei não lhe ligar nenhuma, mas só consegui isso mais para o fim da semana. Nos últimos dois dias senti a mente mais calada.


Semana 2


Também consegui fazer todos os dias, já sentada nas almofadas. Excepto em dois dias que fiz fora de casa, sem cronómetro e sem almofadas.
Notei que já tinha mais facilidade em concentrar-me na respiração, a minha mente deu-me tréguas e já não esteve tão barulhenta. No entanto, ainda tive alguma dificuldade em deixar os pensamentos passarem pela cabeça sem ir atrás deles.


Semana 3


Fiz todos os dias menos dois, este fim de semana que passou. 
Tive maior facilidade em clarear a mente e senti que apenas estes 5 minutos por dia me proporcionam um momento de calma e serenidade no meio da agitação do dia-a-dia. Senti isto principalmente nos 2 dias em que não meditei. Parece que esses dias passaram a correr e os acontecimentos sucederam-se uns aos outros e eu não tive aquele oásis de calma. Mesmo durante o dia reparei que ando muito mais serena e calma. Coisas que me fariam passar no passado, agora passam sem me incomodar, concentro-me na respiração e pronto!


E vocês têm conseguido meditar? Como é que está a correr? Já sabem que gosto muito de saber de vocês!




2 comentários:

  1. Isto é muito difícil... Também ainda não consegui tornar um hábito e há vezes que não faço. Também sinto que quando fecho os olhos e começo o meu cérebro é mesmo CHATO. Não se cala e tá sempre com pressa que acabe... Depois dos cinco minutos de "esforço"... Já acabou? LoL Nem sei como me aturo XD. Mas estou a gostar e é um hábito a adquirir.
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não é fácil. Mas dizem que com o treino se torna mais fácil ;)

      Eliminar