quarta-feira, 25 de maio de 2016

Cuscuz com legumes




Depois dos excessos das férias (alimentares e não só), esta semana voltei à minha alimentação saudável. E o meu corpo já reclamava uma melhoria de alimentação.

Esta é uma receita adaptada do livro do Dr. Feldman, e que eu gosto muito de fazer quando os dias começam a aquecer. Normalmente uso o que tenho cá em casa e fica sempre bom.

Eu costumo utilizar cuscuz de trigo integral biológico, que compro no Celeiro, mas podem utilizar de espelta e evitam o glúten. 
As medidas da chávena são para uma chávena de chá.

Deixo-vos aqui a receita.


Receita de cuscuz com legumes

 

Porções: 3 pessoas

Dificuldade: Fácil (Muito fácil)

Ingredientes:

  • 2 chávenas de cuscuz
  • 1 colher de açafrão em pó
  • 3 chávenas de água a ferver
  • 1 colher (sopa) de azeite (utilizo extravirgem)
  • 2 chávenas de tomates cortados (com casca e sementes)
  • 2 chávenas de ervilhas cozidas
  • 2 colheres de sopa de alcaparras cortadas
  • 1 ou 2 chávenas de brócolos cozidos e cortados
  • 2 talos de aipo cortados
  • 1/2 chávena de salsa picada
  • Sal e pimenta qb
  • Ervas que tenham (eu pus hortelã, mas pode ser mangericão por exemplo)

 

Preparação:

  1. Cozer os brócolos e as ervilhas (de preferência a vapor) e reservar
  2. Cortar os outros ingredientes e reservar
  3. Colocar o cuscuz e o açafrão num recipiente que possa ser tapado (de preferência de vidro) e acrescentar a água a ferver, tapando imediatamente
  4. Deixar o cuscuz repousar durante 10 minutos
  5. Ao retirar a tampa, juntar o azeite e soltar os grãos com um garfo
  6. Num tabuleiro colocar o cuscuz, adicionar os tomates, as ervilhas, as alcaparras, os brócolos, o aipo, a salsa, o sal, a pimenta e as ervas
  7. Misturar bem e servir.

BOM APETITE

NOTA:

Podem utilizar azeitonas, cebolinho, o que quiserem e tiverem em casa.

Como se come frio/morno é ideal para levar para o trabalho ou até para a praia.





Sem comentários:

Enviar um comentário