sexta-feira, 6 de maio de 2016

Os meus planos para as férias




Nos últimos anos tenho reparado que parece ser requisito para umas boas férias ir para outros lugares, de preferência paradisíacos. É claro que é sempre bom conhecer lugares novos, mas para serem umas boas férias é fundamental viajar?

Às vezes começo a reparar nas pessoas que trabalham o ano inteiro e têm férias em Agosto. Passam o ano inteiro a resmungar com o trânsito, com stress, com horários. E depois nas férias optam pelo Algarve em Agosto e continuam no meio do trânsito para ir para a praia e vir, com stress e alguns até definem horários. E quando chegam ao primeiro dia de trabalho pós-férias ainda se sentem mais cansados do que quando foram e mais stressados porque estão a começar um ano de trabalho e as férias já terminaram.

Até a pergunta "Onde vais passar férias?" no local de trabalho, parece que se tornou um torneio para ver quem tem o melhor destino e consequentemente umas melhores férias.

Faça chuva ou faça sol. Seja em casa, na cidade, no campo ou na praia. Seja em Portugal ou no estrangeiro. As férias servem para sair da rotina de todos os dias. Uma espécie de pausa para respirar fundo antes de enfrentar mais um ano de trabalho.

Lembro-me das minhas férias de Verão quando era criança, não os 3 meses de férias, mas os dias de férias com os meus pais. Eram férias passadas em casa com idas à praia de manhã, vínhamos almoçar a casa ou fazíamos um piquenique num pinhal qualquer perto da praia. Muito raramente íamos passar férias ao Norte a casa dos meus avós. E não penso "Ah nunca íamos a lado nenhum!". As minhas recordações das férias em criança são poder estar com os meus pais durante todo o dia; dias intermináveis em que podia brincar e estar em casa; dias calmos e serenos.

Para quem não pode viajar é perfeitamente possível passar umas óptimas férias em casa. Não ter que acordar com despertador, ter tempo para fazer as coisas de que se gosta e para as quais não se tem muito tempo nos dias de trabalho, fazer o que apetece em cada dia, desfrutar da companhia dos que amamos seja família, amigos ou animais de estimação. Basta ter esses dias onde paramos e respiramos para serem umas boas férias.

Tudo isto para vos dizer que vou estar de férias e não vou aparecer tanto por aqui. Nas minhas férias gosto de sair da rotina e estar no meio da natureza sem tecnologias. Gosto de me sentir livre, sem obrigações.

Os meus únicos planos para estas férias são desfrutar da companhia dos que amo... mais nada, só isso basta para serem umas óptimas férias!




4 comentários:

  1. Somos tão parecidas amiga... Claro que gosto de viajar, passar féria fora... Mas quando não dá ficamos por casa e é tão bom, descobrimos locais tão lindos mesmo aqui ao lado... E tenho a certeza que os meus filhos também adoram :)
    Beijinhos e boas férias.

    ResponderEliminar
  2. Agora apanhaste-me desprevenida... Tenho que ir ler a legislação do sindicato dos blogueiros para ver se podes tirar férias agora... Os utentes beneficiários deste teu serviço vão fazer o quê?! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah! Os "utentes beneficiários deste serviço" podem continuar a pensar positivo e a meditar, quando voltar quero saber como anda a correr a vossa meditação ;)

      Eliminar