segunda-feira, 30 de maio de 2016

Semana #4: Como correu a meditação




Esta foi a última semana de meditação, ou melhor a última semana em que pratiquei meditação durante 5 minutos. Para o próximo mês além de praticar o pensamento oposto, vou praticar 10 minutos de meditação.

Nesta última semana consegui meditar todos os dias e reparei que se o fizer sempre na mesma altura do dia consigo estar mais calma durante os 5 minutos. É como se a mente já soubesse que é altura de estar em silêncio e fosse mais fácil. Eu escolhi a manhã, quando ainda estão todos a dormir e tudo está silencioso, é o meu oásis de calma.

Continuo a utilizar as almofadas, porque me ajudam a estar numa posição confortável como tinha falado aqui.

Existem dias em que a minha mente continua obcecada pelo "coiso" de contar o tempo. É mesmo assim que ela pensa "o coiso do tempo já devia ter tocado".  E eu já estou mais treinada em deixá-la "falar" e concentrar-me na respiração. Tenho a impressão que se não cronometrasse o tempo estava a olhar para o relógio de minuto a minuto para ver se já tinha passado o tempo.

Também notei que quando estou a meditar, se conseguir colocar-me na posição para além de mim, ou seja, para além do meu corpo e da minha mente, consigo mais silêncio dentro de mim. É um pouco difícil de explicar, mas é como se em vez de ser eu, fosse apenas uma observadora silenciosa de mim própria. Deixo-me estar apenas a ver sem pensar, sem julgar, sem nada. Nem sempre consigo estar nesse lugar, mas quando consigo é mesmo bom.


E a vossa meditação como tem corrido?






Sem comentários:

Enviar um comentário