quarta-feira, 1 de junho de 2016

Inspiração para pensamento oposto #1: Como transformar um mau dia


Hoje é o primeiro dia do Pensamento Oposto e vamos aprender com quem sabe transformar um dia mau em um dia melhor.

Tenho evitado pôr vídeos que não tenham legendas aqui no blog, porque sei que alguns não percebem muito de inglês e além disso este é um blog em português. 
Mas às vezes, há vídeos realmente muito bons que não têm tradução para português. Vai daí, hoje resolvi colocar um vídeo em inglês mas traduzi-o eu própria, para que todos possamos aprender.

Aviso já que não sou nenhuma mestre da tradução, mas acho que dá para perceber, que era o objectivo.

Espero que gostem!




"Olá, é o Robin Sharma, bem-vindo a esta Sessão.

Esta Sessão é sobre Como Transformar um Mau Dia.

Então...Há algumas semanas estava a ter um dia desafiador e através do que estava a fazer e através do que aprendi a fazer, em termos da minha psicologia, da minha vida emocional, da minha vida física e da minha vida espiritual, eu modifiquei as coisas.

Uma das primeiras coisas que te convido a pensar é o que eu chamo: A Questão da Grande Mudança, que é "Qual é a oportunidade aqui?"

Assim, se estás a ter um mau dia hoje, começa por te perguntar a ti próprio como ponto de partida "Qual é a oportunidade aqui?".
Porque o teu cérebro vai para onde vive o teu foco e ao perguntares a ti próprio as questões certas começas a treinar o teu cérebro para se focar em coisas novas. E ao te perguntares a ti próprio esta questão de mudança que é "Qual é a oportunidade aqui?", seja um cliente difícil; seja teres discutido com uma pessoa de que gostas; talvez tenhas acordado exausto. Começa a focar o teu cérebro em possibilidade vs. problema.

O que eu quero fazer é oferecer-te algumas tácticas que eu uso para dares esse salto e passar de um dia difícil, de um dia duro, para estares no teu melhor novamente.


1ª Táctica: A Saudação das Boas Notícias

Então, o que muitas vezes fazemos é: não nos estarmos realmente a sentir bem ou a sentirmo-nos desencorajados, a nossa energia está em baixo e podemos estar cheios de stress. E alguém nos pergunta 'Como é que estás?', e nós deitamos tudo cá para fora para cima dessa pessoa, porque estamos mal ou a sofrer.

A Saudação das Boas Notícias é simplesmente lembrares-te de cada vez que encontras outro ser humano é uma oportunidade de fazeres aquela pessoa sentir-se melhor e ao fazeres isso, tu próprio vais sentir-te melhor.
Quando és simpático, ou entusiasta, ou optimista com outra pessoa, não só aumentas (de acordo com a ciência) os seus níveis de dopamina (que é o seu neurotransmissor para sentir-se bem) e aumentas a sua serotonina, como também aumentas os teus níveis no processo. Assim, sendo simpático, ou amigável com alguém através da Saudação das Boas Notícias, fizeste um favor à outra pessoa e a ti também.


2ª Táctica: Gratidão

Então estás a ter um dia difícil, sentes-te desencorajado, só queres fugir para casa e ir dormir. Lembra-te que a gratidão é o antídoto do medo, a gratidão é o reverso da frustração.

Então tudo o que tens a fazer é lembrares-te desta questão "Quais são as coisas boas da minha vida?". Podes até pegar num pedaço de papel e fazer uma lista de gratidão com 10 coisas.
"Sabes que mais, eu continuo a ter um telhado sobre a minha cabeça"; "Eu continuo a ter comida"; "Num mundo em que metade da humanidade sobrevive com 2 dólares por dia, eu continuo a fazer dinheiro e tenho prosperidade"; podes dizer "Eu posso ver este céu azul e este pôr-do-sol" ou "Eu posso beber este óptimo café"; "Eu continuo a ter um trabalho, num mundo onde existe tanto desemprego"; "Eu ainda tenho pessoas que gostam de mim ou um trabalho para onde posso ir todos os dias".

Assim, a 2ª táctica é gratidão intencional e isso começa a alterar o teu estado mental e a alterar as tuas emoções e a libertar estes neurotransmissores que fazem bem e te ajudam a sentires-te melhor.


3ª Táctica: Toque

Os seres humanos, numa dimensão psicológica e emocional, são mudados através do toque. É por isso que se mostrou que a massagem faz libertar oxitocina, que nos faz sentir melhor.

Assim, a 3ª táctica é ter uma massagem, se puderes ter uma massagem. A 3ª táctica é dar um abraço ou receber um abraço, se puderes ter um abraço. A 3ª táctica é dar um 'high-five' ou um passou-bem ou o que for que traga o toque de volta para os teus dias. Obviamente através dos meios apropriados. Talvez seja de uma pessoa de que gostas, talvez seja do teu filho, vai dar-lhe um abraço e aperta esse abraço e fá-lo coração com coração para realmente sentires a conexão com o teu filho. 

Novamente, faz aquela pessoa sentir-se bem e faz-te sentir melhor.



4ª Táctica: Movimento

E a última maneira de realmente dares o salto de um dia desencorajador ou de um dia mau para um dia em que realmente te re-conectas com o que é mais importante na tua vida e sentes-te feliz e sentes-te inspirado, é o movimento.

E sabemos isto ao irmos dar uma corrida quando o que menos nos apetece é ir dar uma corrida, ou ires dar uma caminhada pela natureza através dos bosques para pores o teu sangue a circular, vai oxigenar-te pelo que vais ter mais energia, vai libertar dopamina, vai libertar BDNF (Factor Neurotrófico Derivado do Cérebro), que é tão bom para o teu cérebro, na realidade demonstrou-se que recalibra e regenera as células cerebrais que foram danificadas pelo stress.

Mas o movimento é totalmente um transformador em termos de um dia difícil, ele faz-te sentir bem e tu sabes isto "Tu sentes-te sempre melhor depois do exercício do que te sentias antes." Então porque não instalar a disciplina e o hábito do movimento em cada um dos teus dias.

E um ponto bónus, só porque gosto de ti é, se realmente acreditas que o movimento e o exercício são fantásticos porque é que só os fazes uma vez?



4ª Táctica Bónus: Segunda Ronda de Exercício

Faz o teu exercício de manhã, isso garante um melhor dia e depois faz um segundo exercício após o teu dia de trabalho. Pode ser nadar, pode ser uma caminhada (que eu adoro fazer, enquanto ouço audiobooks e podcasts), pode ser alguns abdominais ou algumas flexões durante 20 minutos, pode ser apenas escapar no fim do teu dia para que quando chegues a casa o teu estado mental, emocional, espiritual e físico esteja fundamentalmente diferente.


Como sempre espero que te tenha prestado um serviço, espero que tenhas gostado desta sessão que é tudo sobre tornar os teus dias difíceis em dias magníficos.

(...)"




2 comentários: