quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Como andam a correr as aulas de culinária



Como vos disse, aproveitei as férias do André para o ensinar a cozinhar

As aulas de culinária continuam e ele adora ir para a cozinha. Já se desenrasca muito bem e faz as coisas com gosto, aliás nos dias que não lhe apetece (ou a mim), deixo-o estar, quero que cozinhar seja um motivo de prazer e não de frete ou obrigação.
Pergunto sempre se ele quer ajudar e respeito a vontade dele. Também há dias em que não estou com paciência para ensinar e não o chamo.


Pequenos (grandes) progressos


Desde que começaram estas aulas de culinária:
  • Já faz os próprios lanches. Decide o que quer comer e normalmente corta fruta e come com iogurte, noutros dias faz torradas e bebe com leite, ele é que decide. 

  • Este mês, decidiu fazer o pequeno-almoço para todos ao domingo. Vai para a cozinha, corta fruta e junta com iogurte, faz torradas, põe manteiga, ele é que gere e serve os pequenos-almoços. Nem vos digo o bem que me sabe o meu pequeno-almoço de domingo.

  • No outro dia, o almoço era uma salada e ele quis fazer tudo sozinho, pôs a alface, a rúcula, cortou tomates, aipo, rabanetes, pôs atum (natural), sementes, óregãos e temperou com flor de sal, pimenta, azeite e vinagre. Uma delícia!


Vantagens de ensinar as crianças a cozinhar


Se têm dúvidas em ensinar os vossos filhos a pôr as mãos na massa, digo-vos que vale muito a pena. Normalmente, focamo-nos na trabalheira e no tempo que perdemos por eles virem para a cozinha, mas se nos focarmos nas recompensas é tudo mais fácil.

Pela minha humilde experiência, as vantagens são:

  • Passarem tempo de qualidade juntos;
  • As crianças, quando cozinham, percebem o valor dos alimentos e aprendem a saboreá-los à refeição;
  • Têm a oportunidade de lhes ensinar a cozinhar de forma saudável;
  • Podem ver os vossos filhos a evoluir com o tempo;
  • Podem ser presenteados com um belo pequeno-almoço e almoço (quem sabe).

E, no fim das contas, não demora assim tanto tempo nem dá assim tanto trabalho. Escolham dias que estejam com paciência e eles queiram de facto estar ali.



E os vossos pequenos, já vão para a cozinha?




4 comentários:

  1. Grande André. Não podia estar mais orgulhoso desta publicação. Qualquer dia esta a fazer soufle ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Upa, upa. Ainda abrem um restaurante os dois ;)

      Eliminar
    2. Cá para mim, vai sendo tempo de pensarem nisso os três... Eu ofereço-me para servir de cobaia... redondinha e tudo...

      Eliminar
    3. Quem sabe, descobrimos um propósito em família ;)

      Eliminar