sexta-feira, 26 de agosto de 2016

A minha opinião sobre o livro "Tu Consegues! - Joana Areias"




Como algumas pessoas me têm perguntado sobre o livro, o que achei, se vale a pena ou não. Resolvi dar a minha opinião sobre os livros que vou lendo. 
Atenção que é apenas a minha opinião, não sou nenhuma crítica literária. Quando começo um livro, leio-o com uma mente receptiva. Acho que os livros têm sempre algo a ensinar mesmo aqueles de que não gostamos.


A minha opinião


Se estão a pensar que o livro é uma conversa formal com uma coach em que andamos esbaforidos a saltar de objectivo em objectivo... não é nada disso.

É antes uma conversa informal com uma amiga que tem o dom de nos fazer perguntas, umas estranhas, outras divertidas e outras incómodas. Todas essas perguntas ao longo do livro vão fazer todo o sentido no final. Como se estivéssemos a encaixar várias peças do puzzle e no final víssemos a "imagem total".
Gostei particularmente dos exemplos reais dos clientes, de aprender alguns conceitos de psicologia explicados de forma muito clara e fiquei com vontade de ler alguns dos livros sugeridos.

Ao ler o livro, descobri que o difícil não é descobrir o propósito, bem vistas as coisas essa até é a parte mais fácil. Vivermos o nosso propósito e pô-lo em prática é que já é outra conversa totalmente diferente.
Houve dias em que olhei para o livro e pensei "Sim, eu vou conseguir!" e houve outros dias em que pensei "Ai Joana, não sei se vou conseguir!".

O livro baseia-se num método criado pela autora, que nos permite, não só descobrir o nosso propósito, mas também colocá-lo em prática. O livro está recheado de ferramentas úteis como:

  • compreendermos o que gostamos e o que não gostamos; 
  • aprendermos a fazer alguma introspecção;
  • aprender a sair da nossa zona de conforto;
  • definir as nossas prioridades; 
  • definir objectivos e como os atingir;
  • ultrapassar obstáculos reais e desculpas inventadas pela nossa mente. 

Mas o trabalho tem de ser feito por nós.


Vale a pena ou não


Para mim valeu bem a pena, o custo irrisório do livro não se compara ao valor de conhecimentos que me proporcionou. Mesmo para pessoas que não estejam à procura do seu propósito, é um livro bastante útil pela quantidade e qualidade de ferramentas que ensina.

Além disso, traz um bónus, um voucher que nos permite marcar uma sessão estratégica gratuita com a autora, válido durante este ano de 2016.
Eu já ando a marcar a minha sessão e estou mesmo entusiasmada.


E vocês, o que andam a ler?




1 comentário:

  1. Olá Carla! Só hoje vi o teu artigo.
    Obrigada pelo teu simpático feedback. Fico feliz que tenhas gostado :)
    Um abraço e até breve,
    Joana Areias

    ResponderEliminar