quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Como construo a minha agenda ideal




Para muitos o ano começa em Setembro, é o regresso das férias, o início das aulas e quando nos ajustamos novamente às rotinas.

Eu tenho necessidade de ter agenda, já tentei passar sem isto e o resultado é sempre caótico, esqueço-me de coisas que tenho para fazer, ando com papelinhos espalhados com datas de consultas e com a cabeça cheia de coisas que não posso esquecer e quando chega a hora... esqueço-me. Portanto, ter uma agenda é fundamental para mim. 

Após várias tentativas também percebi que sou uma pessoa de papel, coisas virtuais e aplicações não resultam comigo. Tentei o calendário do Google, tentei algumas aplicações, mas sempre que precisava de consultar ou adicionar alguma coisa na rua e não tinha net, lá vinham mais papelinhos espalhados.

Ao longo do tempo tive várias agendas, aquelas que já vêem formatadas com os dias, cadernos lisos, quadriculados... Mas, nunca tinha conseguido chegar à agenda ideal para mim. As que já vinham formatadas não tinham o que preciso, tinha de inventar e nos dias em que não escrevia nada, sentia que era um desperdício de papel.

Depois de pesquisar e fazer tentativas cheguei à minha super agenda e já utilizo este sistema há um ano e dois cadernos. Vou partilhar com vocês como construo a minha agenda e como ela resulta comigo.



Vantagens


  • Deixei de andar com papelinhos espalhados por todo o lado, tenho tudo num único sítio, escrito no devido lugar;
  • Deixei de procrastinar;
  • Deixei de me esquecer de compromissos, reuniões e tarefas a fazer;
  • Só utilizo o espaço que preciso, poupo papel e está tudo arrumado como quero;
  • Permite-me planear o menu semanal;
  • Permite-me colocar o dinheiro que gasto cada dia, quando não utilizo o cartão multibanco;
  • Comecei a definir objectivos mensais, semanais e diários;
  • Aumentei a minha criatividade;
  • Tenho uma desculpa para pintar com lápis de cor e escrever com letra "de primária"



Sistema


O sistema em que me baseio é o bullet journal, podem ver neste vídeo em que consiste:



Este é o sistema básico, minimalista, que todos podem fazer. Eu parti deste sistema e fui aperfeiçoando até chegar ao que gosto.



Escolha do caderno:



O caderno ideal é aquele que cabe na mala e que possa andar comigo para todo o lado.
Eu escolhi estes da Moleskine porque gosto muito que as páginas tenham pontos, em vez do tradicional pautado ou quadriculado. No entanto, podem escolher o que quiserem, porque funciona com qualquer tipo de caderno.



Canetas:


Utilizo uma caneta preta para escrever tudo, depois faço alguns apontamentos com canetas e lápis de cor para ficar mais colorido. Sempre que vou para a rua, basta-me levar o caderno e a caneta preta. Em casa, quando me apetece é que pinto, desenho e escrevo com as canetas e lápis de cor.



Índice:




Como o meu caderno não vinha com índice, reservei as duas primeiras páginas para o índice e numerei à mão todas as páginas, no canto inferior direito.
Este trabalho vale bem a pena porque sempre que quero alguma coisa específica, por exemplo a lista de compras, basta consultar o índice e vou logo para a página que quero, em vez de andar a folhear o caderno para trás e para a frente e não encontrar.



Plano anual:





O bom deste sistema é que não temos de esperar pelo início do ano para começar a nossa agenda, nem mesmo temos de esperar pelo início do mês. Começamos quando queremos.
Comecei este caderno em Junho, assim os meses do ano estão desde Junho até Maio.
É aqui que coloco os aniversários e todos os compromissos futuros, que ainda não posso colocar no mês respectivo.




Noutro post vou mostrar-vos como organizo o mês.


E vocês, utilizam agenda? Como é que se organizam?



4 comentários:

  1. Espectacular. Eu também me "ajeito" muito melhor com uma tela em branco, ou seja sem linhas. ou seguir o próximo post sobre o assunto! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Claudia. Fico muito feliz que tenhas gostado, vou tentar colocar como organizo o mês, ainda esta semana!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ena, vem mesmo a calhar!!! Ando a organizar-me com o bulletjournal e preciso mesmo de umas dicas! Já vi os vídeos e já comecei o meu... Mas aposto q vais partilhar dicas e truques porreiro! Uma das grandes vantagens q já lhe reconheço e precisamente o ser tão pessoal e personalizável!
    Beijinhos Xana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que estás a fazer, eu adoro.
      Vou tentar colocar como organizo o mês, ainda esta semana! E as vossas dicas são sempre bem vindas.
      Beijinhos

      Eliminar