segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Dica: Como saber se temos mau hálito




Ninguém quer ter mau hálito. Mas, como saber se temos ou não, sem perguntar aos outros nem fazer ginástica a respirar para as mãos e depois cheirar, e não cheirar nada?

Uma vez vi um documentário onde ensinavam as causas do mau hálito e mostravam um aparelho que media esse mau hálito, devido aos componentes gasosos. Por exemplo, se comessem cebola, o aparelho media que tinha mau hálito devido ao teor de enxofre presente. No fim do documentário ensinaram uma técnica muito simples para sabermos se temos mau hálito ou não, que eu vou partilhar com vocês.


Causas do mau hálito



  • Alimentos: 


Quando ficam presentes partículas dos alimentos nos dentes, aumenta a presença de bactérias e origina o mau hálito. Certos alimentos como a cebola, o alho e algumas especiarias também podem causar mau hálito, visto que, após serem digeridos, passam para a circulação, alcançam os pulmões e afectam o hálito.


  • Tabaco: 

Tende a gerar mau hálito pelo cheiro do próprio fumo que se acumula na boca, e indirectamente quando provoca doenças das gengivas.


  • Má higiene oral e da língua: 

Ao permitirem que permaneçam resíduos de alimentos contribuindo para a tal acumulação de bactérias. É aconselhado fazer uma boa higiene oral com escova e fio dentário.


  • Doenças das gengivas: 

As doenças das gengivas podem causar mau hálito e outras doenças, devem ser tratadas por um especialista. 


  • Boca seca: 

A saliva é importante para a limpeza da boca e para a remoção de partículas. Quando a boca está seca pode ocorrer o mau hálito. Não beber água suficiente e alguns medicamentos podem contribuir para uma menor produção de saliva e consequente mau hálito.


  • Infecções bucais, do nariz ou garganta: 

Também podem originar mau hálito.



Técnica muito simples para saber se temos mau hálito


No fim do documentário, o cientista ensinou uma forma muito simples de saber se temos mau hálito, sem o tal aparelho (muito caro).

Basta lamber as costas do pulso e deixar secar, depois é só cheirar e concluir se cheira bem ou não.

No caso de não vos agradar, lembrem-se que estão sempre a tempo de praticar o oil pulling que, entre outras coisas, melhora o hálito. 



Por esta não estavam à espera, digam lá.



Fontes:
CUF. Halitose. Disponível em: <https://www.saudecuf.pt/mais-saude/doencas-a-z/halitose>. Acesso em: 12/09/2016




3 comentários: