terça-feira, 6 de setembro de 2016

Dica: Como utilizar o óleo de coco na cozinha... e não só



Este mês ando a praticar oil pulling com óleo de coco. No entanto, este óleo pode ser utilizado para diversas funções, convém é utilizar um óleo de coco de boa qualidade (100% coco, biológico, extra virgem).


Propriedades do óleo de coco


  • Antioxidante

Ajuda a proteger o organismo da acção dos radicais livres e tem vitamina E e K.

  • Melhora a parte cardio-vascular

Ajuda a reduzir o colesterol LDL (o chamado mau colesterol) e a diminuir os riscos de ataque cardíaco.

  • Emagrece

Como contém triglicéridos de cadeia média, é de fácil absorção. Quando estes componentes entram no nosso organismo convertem-se em energia e não em gordura.

  • Fortalece o sistema imunológico

Devido às suas propriedades anti-bacterianas, anti-virais, anti-fúngicas e antisépticas. Além de melhorar a absorção de nutrientes, o que também aumenta as defesas do organismo.

  • Regula a função intestinal

Normaliza as funções intestinais, seja prisão de ventre ou diarreia. Além de eliminar as bactérias "más" e favorecer o crescimento das bactérias "boas" nos intestinos.

  • Melhora o funcionamento da tiróide

A gordura do óleo estimula a função da glândula tiróide.

  • Acção cosmética

Tem uma acção contínua no combate às rugas e na hidratação da pele. Além de servir para hidratar os cabelos.

  • Acção dermatológica

Possui uma substância que tem elevada acção bactericida na pele. Pode ser utilizado no tratamento de algumas doenças, cicatrizes e feridas.

  • Controlo de hidratos de carbono (Diabéticos)

Como a sua gordura proporciona uma sensação de saciedade e ajuda a não libertar insulina, contribui para diminuir o desejo por doces.




Como utilizar o óleo de coco


Além do oil pulling utilizo o óleo de coco de diversas formas, não é à toa que passei a comprar frascos de 1 litro, além de ficar mais barato, rende mais.


  • Na cozinha


Muitas vezes utilizo o óleo de coco para cozinhar como alternativa ao azeite. Em receitas com wok é o óleo que costumo utilizar.

Projectos: quero experimentar como "manteiga" para barrar no pão.


  • No cabelo


Uma vez por semana utilizo o óleo de coco no cabelo é a chamada humectação:

1. Nos dias de calor o óleo já se encontra líquido e aplico logo, nos dias mais frios quando o óleo se encontra sólido retiro uma colher de sopa de óleo e aqueço em banho-maria até ficar líquido (também podem aquecer no micro-ondas apenas alguns segundos).

2. Depois de ter o óleo líquido molho os dedos e passo o cabelo todo, mecha por mecha, e no couro cabeludo massajando um pouco, prendo o cabelo e deixo actuar por duas horas (podem deixar mais tempo, até 8 horas se quiserem).

3. Após as duas horas, lavo bem o cabelo com o champô que costumo utilizar e passo mais uma vez o champô, ou seja, passo 2 vezes o champô no cabelo para retirar bem todo o óleo. Depois passo o amaciador nas pontas.

Resultado: Diminui a queda de cabelo, o cabelo fica mais macio e brilhante, sem aquele efeito frisado. E não se preocupem que não fica nada oleoso.


  • Na pele


Quando utilizo no cabelo, aproveito e ponho também na cara como se fosse creme hidratante. Resulta bastante bem já que fico com a pele hidratada, parece que fica com mais elasticidade e reduz as manchas.

Projectos: 
- Utilizo óleo de amêndoas doces para limpar a pele do rosto antes do banho e hidratar a pele do corpo depois do banho, mas hei-de experimentar o óleo de coco. 
- Quando tiver alguma ferida ou borbulha também quero experimentar. 
- Quero experimentar como anti-olheiras


E vocês costumam usar óleo de coco, têm dicas especiais?


Fontes:
Dicas de saúde. Os 10 benefícios do óleo de coco virgem para a saúde. Disponível em: <http://www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-do-oleo-de-coco-virgem-para-saude/>. Acesso em: 06/09/2016

Doorman J. Os benefícios do óleo de coco para saúde e cabelosque você precisa saber. Disponível em: <http://cabelosderainha.com.br/os-beneficios-do-oleo-de-coco-para-saude-e-cabelos-que-voce-precisa-saber/>. Acesso em: 06/09/2016

Mundo dos óleos. Óleo de coco - 10 motivos para consumir óleo de coco extra virgem. Disponível em: <http://www.mundodosoleos.com/oleodecoco10motivos/>. Acesso em: 06/09/2016






3 comentários:

  1. Eu voltei a por uma colher de sobremesa no café da manhã, utilizo-o para saltear os cogumelos dos ovos mexidos e estou a fazer o oil pulling direitinho (só uma vez é que fiquei com vómitos, ainda estou para perceber porquê...). Tens que me explicar essa das olheiras que as minhas são monumentais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi que funciona muito bem com as olheiras. Basta colocar um pouco de óleo nessa zona todos os dias. Também ando curiosa para ver se funciona ;)

      Eliminar
  2. No cabelo já usei e gosto muito. Até na altura do verão que o cabelo fica fraco com o sol e a piscina numa utilização nota-se logo a diferença.

    ResponderEliminar