quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Sete benefícios da gratidão (cientificamente comprovados)




Este mês ando a construir um diário. E o primeiro "tijolo" é a gratidão. Escrever sobre as coisas por que nos sentimos gratos, mas quais os benefícios? Se alguém precisava de motivos, aqui estão eles:



1. Ajuda-nos a fazer novos amigos


De acordo com um estudo de 2014, publicado na revista Emotion, mostrar apreciação pode ajudar-nos a fazer novos amigos. Este estudo indica que agradecer a quem acabámos de conhecer, torna-os mais predispostos a procurar um relacionamento contínuo. Ao reconhecer o contributo de outras pessoas pode levar a novas oportunidades de relacionamentos.



2. Melhora a saúde física


As pessoas gratas experienciam menos dores e queixas e mostram sentir-se mais saudáveis do que as outras, de acordo com um estudo de 2012 publicado em Personality and Individual Differences. Segundo este estudo, as pessoas gratas são mais propensas a cuidarem da própria saúde. Fazem exercício mais frequentemente e realizam os exames médicos de rotina, o que contribui para uma maior longevidade.



3. Melhora a saúde psicológica


A gratidão reduz inúmeras emoções tóxicas, como raiva, inveja, ressentimento, frustração e arrependimento. 
Um dos investigadores principais deste tema, Dr. Robert A. Emmons, conduziu múltiplos estudos que relacionam a gratidão com o bem-estar. A sua pesquisa confirma que a gratidão aumenta efectivamente a felicidade e reduz a depressão. 



4. Melhora a empatia e reduz a agressividade


As pessoas gratas são mais propensas a comportarem-se melhor em sociedade, mesmo quando os outros são menos simpáticos, de acordo com um estudo de 2012 da Universidade do Kentucky. Os participantes do estudo que revelaram maior gratidão eram menos propensos a retaliar contra outras pessoas, mesmo perante um feedback negativo. Experienciavam, também, mais sensibilidade e empatia em relação aos outros e um menor desejo de vingança.



5. Ajuda a dormir melhor


Escrever um diário de gratidão melhora o sono, de acordo com um estudo de 2011 publicado em Applied Psychology: Health and Well-Being. Passar apenas 15 minutos a anotar alguns sentimentos de gratidão antes de dormir, ajuda a dormir mais e melhor. 



6. Melhora a auto-estima


Um estudo de 2014 publicado em Journal of Applied Sport Psychology indica que a gratidão aumenta a auto-estima dos atletas que é uma componente essencial para um desempenho óptimo. Outros estudos mostraram que a gratidão reduz as comparações sociais. Em vez de se tornarem ressentidas perante pessoas que têm mais dinheiro e melhores empregos (que são uns dos factores principais para uma baixa auto-estima), as pessoas gratas são capazes de apreciar as conquistas dos outros.



7. Aumenta a força mental


Durante anos, a pesquisa demonstrou que a gratidão não só reduz o stress, como também desempenha um papel principal para ultrapassar um trauma. Um estudo de 2006 publicado em Behavior Research and Therapy mostrou que os veteranos da guerra do Vietname com maiores níveis de gratidão mostravam menos níveis de Perturbação de Stress Pós-Traumático. Já um estudo de 2003 publicado em Journal of Personality and Social Psychology mostrou que a gratidão contribuiu bastante para a resiliência após os ataques terroristas do 11 de Setembro. O reconhecimento de tudo o que podemos agradecer, mesmo durante os tempos mais difíceis, aumenta a resiliência.



 Fontes:

Morin A. 7 scientfically proven benefits of gratitude that will motivate you to give thanks year-round . Disponível em: <http://www.forbes.com/sites/amymorin/2014/11/23/7-scientifically-proven-benefits-of-gratitude-that-will-motivate-you-to-give-thanks-year-round/#3c32e5bb6800>. Acesso em: 05/10/2016.







2 comentários:

  1. Eu estou muito grata por a minha maninha estar a construir um blog tão interessante e que tanto me tem ajudado!

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    1. E eu que fico sempre tão grata com a tua opinião e ideias. Este blog existe graças ao teu incentivo inicial, muito obrigada :)

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