sábado, 19 de novembro de 2016

Passo #3: Quais são os teus sonhos?



Agora que já definimos as áreas e as prioridades da nossa vida, chegou o momento de definir os objectivos. E alguns já devem estar a pensar "Ai Carla, enganaste-te no título do post", mas não, não me enganei, porque os nossos objectivos vão estar definidos no livro de sonhos. Vou explicar tudo.

Comprei um caderno A4 com capa verde, que é a cor da esperança, e vou construir um livro de sonhos. Tenho vontade de fazer isto desde que li o livro que impulsionou tudo isto, e agora chegou o momento.



Como construir um livro de sonhos?

Comecei por numerar todas as páginas e dividi o caderno em:

 

Índice

 Esta parte não precisa de grandes explicações, preciso do índice para saber onde está cada assunto.


Sonhos

Aqui vou colocar todos os meus sonhos, mesmo aqueles que me possam parecer absurdos. Aqui é a secção de sonhar sem limites e sem regras. Pode ser fazer uma viagem no Expresso do Oriente, ter uma casa no Norte, outra no Algarve, outra em Tróia... Estão a ver a ideia? É tudo o que gostamos. Pode ser um sonho vosso ganhar o euromilhões, é aqui que devem escrever esse sonho.


Desejos

Nesta secção vão estar todos os meus desejos/esperanças, sem especificar. Ou seja, sabem aqueles desejos de termos muita saúde, sermos felizes, termos uma família feliz... Vão estar todos aqui.


Objectivos em todas as áreas

Depois de termos definido as áreas, chegou a hora de definir todos os objectivos que queremos atingir, em cada uma delas. Sinto que tenho de aprender mais sobre este tema, no entanto, se estiver à espera de estar completamente preparada vou procrastinar eternamente, e mais vale uma pequena acção do que não agir.

Os objectivos são tudo o que nós queremos concretizar. Pode ser perder peso, cultivar as nossas amizades, sermos bons pais... Cada um de nós tem um conjunto de coisas que quer atingir antes de morrer, este é o sítio certo para escrever o que queremos. 

Para definirmos um objectivo, este tem de ter algumas regras, se não nunca vamos conseguir atingi-lo... e vamos ficar frustrados... e largamos tudo. As regras são muito simples:
  • Tem de ser exequível: Se eu definir o objectivo de ser cantora profissional neste momento, nunca vou atingir esse objectivo, porque não tenho esse talento e não é uma coisa que eu queira. Podem definir todos os objectivos que quiserem, desde que sejam exequíveis.
  • Tem de ser específico: Imaginem que o vosso objectivo é perder peso. Na área da saúde, em vez de escreverem simplesmente perder peso, coloquem antes "Perder 10 Kg" ou ainda melhor "Pesar (o vosso peso saudável) Kg". Quanto mais específico for, mais conseguem atingir esse objectivo.
  • Têm que definir um prazo razoável para o concretizarem: No exemplo anterior, de perder 10 Kg, se estipularem atingir esse objectivo daqui a uma semana, já sabem que não vão conseguir sem comprometer gravemente a vossa saúde. Por isso estipulem um prazo razoável.
Depois de definir os meus objectivos em cada área, vou colar imagens de pessoas e coisas que me inspiram nessas áreas.
Para já é só isto, assim que aprender mais sobre objectivos e como atingi-los, conto-vos tudo.


Pontos fortes

No meu livro dos sonhos, vão estar enumerados os meus pontos fortes, aquilo em que sou boa. Esta parte é importante para mim, porque tenho tendência a desvalorizar os meus talentos. E sim, todos nós temos talentos e coisas em que somos bons, mas parece que vivemos numa sociedade em que é feio afirmarmos que somos bons em determinada área, sob a pena de sermos vistos como convencidos. Se têm dúvidas sobre quais os vossos pontos fortes, perguntem a pessoas da vossa confiança, aquelas que sabem que vão ser sinceras. Eu já perguntei a algumas pessoas e fiquei surpreendida com o que disseram, descobri vários pontos fortes que me tinham escapado.

   

Pontos fracos

Depois de enumerarmos os pontos fortes, enumeramos também os fracos. Não se trata de masoquismo, e sim de conhecer as nossas capacidades e superar algumas limitações. Por exemplo, um dos meus pontos fracos é a falta de orientação, é mesmo muito má, mas isso não quer dizer que eu não me esforce por melhorar. 



E é isto sobre o meu livro de sonhos e definir objectivos. E vocês, ficaram com vontade de ter o vosso livro de sonhos?



Sem comentários:

Enviar um comentário