sábado, 4 de março de 2017

Dica #1: Respirar bem




Nos tempos de hoje, quantas vezes damos por nós a respirar apressada e superficialmente? Parece que a sociedade exigente em que vivemos, não nos deixa espaço nem para respirar.

Mesmo nos (poucos) momentos que temos para relaxar, a nossa respiração continua a ser superficial.



Então como respirar bem?


A maioria de nós (eu incluída) respira com o peito em vez de respirar com a barriga. É isso mesmo, devemos respirar com a barriga. Sabem a velha frase "Enche o peito de ar", devia ser "Enche o peito e a barriga de ar".
Se observarem um bebé a respirar vêem a barriga a subir e a descer à medida que respira. Quando olho para mim a respirar, o peito sobe e desce e a barriga permanece no mesmo sítio.

Assim para se certificarem de que estão a respirar bem, comecem por colocar as mãos sobre a vossa barriga e respirem com a barriga. Se as mãos subirem e descerem já estão a respirar correctamente.



Benefícios de respirar bem


1. Promove o rejuvenescimento. O médico Jorge David González García, da American Academy of Anti-Aging Medicine, afirma que a oxigenação é uma das acções mais fácil para a manutenção preventiva do corpo.

2. Melhora a digestão. A respiração adequada melhora a capacidade do corpo para digerir os alimentos, porque o estômago recebe mais oxigénio, o que lhe permite trabalhar melhor.

3. O controle de peso. Marcelle Pick e Genevieve Morgan, autores de "A dieta de equilíbrio: quatro semanas para promover o seu metabolismo e perder peso", referem que quando uma respiração profunda é alcançada melhora o metabolismo, o que ajuda a eliminar a gordura.
Além disso, o International Journal of Yoga indica que com a técnica de respiração adequada, se queima maior número de calorias.

4. Controle de impulsos. Um estudo publicado no Journal of Adolescent Health, confirma que ao respirar profundamente há melhor controle dos impulsos. Ao respirar profundamente há tempo para detectar o que causa essa reacção e de responder com mais calma.

5. Oxigena o cérebro. Um estudo realizado pela Harvard Medical School, indica que o cérebro precisa de oxigénio para funcionar, e o oxigénio chega ao nosso cérebro por meio do sangue, de modo que a prática de inalações e exalações profundas aumenta a irrigação dos micro-vasos sanguíneos que transportam o sangue rico em oxigénio para o cérebro.

6. Estimula a circulação sanguínea. Com a respiração adequada, órgãos do corpo recebem mais oxigénio, e isto estimula que o sistema nervoso funcione bem.

7. Reduz o stress. A respiração correcta é a melhor técnica de relaxamento. Um estudo realizado pela Universidade de Loughborough e Imperial College London indica que existem indicadores que são úteis para medir os níveis de tensão de uma pessoa e que se reflectem na respiração.



E vocês, respiram com a barriga?


Fontes:

Os sete benefícios de uma boa respiração. Disponível em: <http://www.psicologiahailtonyagiu.psc.br/materias/esclarecendo/123-os-sete-beneficios-de-uma-boa-respiracao>. Acesso em:03/03/2017.

2 comentários:

  1. Ora aí está uma coisinha que eu fazia muito antigamente e que fui esquecendo... Um hábito a retomar, sem dúvida!

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    1. Pois é uma coisa tão simples e que nos passa ao lado. Eu sempre que me lembro, respiro com a barriga durante o dia e noto logo diferença no bem estar e na energia

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