quinta-feira, 6 de abril de 2017

Como ter uma alimentação saudável




Como a minha opinião é de que cada um deve ter uma alimentação que faça sentido para si e com a qual se sinta bem, seria um pouco hipócrita da minha parte, vir para aqui dizer o que devem ou não comer. Em vez disso vou falar-vos de alguns locais onde retirei informação para melhorar a minha alimentação e da minha família. 
Costumo observar o mundo à minha volta, e no que diz respeito à alimentação estou sempre muito atenta. Observo o que a maioria das pessoas leva nos carrinhos de supermercado, fico triste quando cada vez mais crianças têm problemas de excesso de peso e acho que como pais devemos fazer o que nos compete para darmos uma vida melhor aos nossos filhos, o que também passa por uma alimentação saudável e por uma relação saudável com a comida. Para isso nada melhor do que estarmos bem informados.



Vídeos


Começo por vos deixar esta reportagem que considero um bom ponto de partida.
 



Sites



Sigo este site desde que li o livro Enxaqueca - finalmente uma saída, do mesmo autor. Tem muita informação útil sobre alimentação e não só, explicado de forma simples e aprofundada. Deixo-vos o link para alguns artigos que achei interessantes:
1. Sobre a Frutose 
2. Sobre Gorduras 
3. Sobre a Margarina 




Desde que aprendi a importância de comer as frutas e legumes na época própria, que utilizo este site para me guiar. Além de poder ver os meses em que se devem comer, tem informação sobre cada alimento. 




Para quem me segue não é novidade nenhuma que sou fã assumida deste blog. Ajudou-me bastante a introduzir refeições vegetarianas e deliciosas cá em casa. Além de receitas, podem encontrar vários artigos úteis sobre alimentação.
Gostei particularmente dos artigos que falam sobre os rótulos dos alimentos que está dividido em:




É um blog que fala de alimentação paleolítica na primeira pessoa, com uma linguagem descomplicada e divertida. 



Livros



  • Viva melhor, com saúde e longevidade - Selecções do Reader's Digest


Foi um dos primeiros livros que li sobre este tema, mesmo antes de modificar a minha alimentação. É um excelente livro para quem quer iniciar uma vida mais saudável. 



  • Enxaqueca - Finalmente uma saída - Dr. Alexandre Feldman


Já vos tinha falado sobre este livro aqui. E não podia deixar de o mencionar outra vez, visto que foi o livro que serviu de arranque à alteração da minha alimentação. Além de falar sobre alimentação saudável, ensina a cozinhar de forma mais saudável e tem algumas receitas.



  • A vida secreta dos intestinos - Giulia Enders


Este não é um livro que fale sobre alimentação propriamente dita, mas fala sobre a influência da alimentação nos nossos intestinos, tudo numa linguagem simples e divertida.



  • Coma gordura e emagreça - Dr. Mark Hyman


Este é o livro que estou a ler actualmente, não porque quero emagrecer, mas porque fiquei curiosa com o facto de que desde que diminuímos o consumo de gorduras, temos mais problemas de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Está a ser muito interessante.



E vocês, têm informação sobre alimentação que queiram partilhar?


2 comentários:

  1. Eu tenho aqueles para te emprestar, vamos ver se consigo tirar as receitinhas primeiro... Esse último é o que eu dei ao João?

    ResponderEliminar
  2. Ai, não sei se estou preparada para ler o cérebro de farinha. Este último que falei é o que deste ao João, comecei a ler naquele dia e não o queria largar :) Como ele agora não tem tempo de ler, estou eu a lê-lo.

    ResponderEliminar