segunda-feira, 5 de junho de 2017

Inspiração: Ritual da reflexão


Este mês estou a praticar o Ritual da Reflexão Pessoal. E hoje deixo-vos uma inspiração de um antigo presidente de um banco de Wall Street:

"Há anos que possuo um livro de notas, onde escrevo todos os compromissos que tenho durante o dia. A minha família não conta comigo nas noites de sábado, pois sabe que eu dedico parte destas noites a exame de consciência, revisão e avaliação. Depois do jantar, despeço-me, abro o meu livro de notas e recordo todas as entrevistas, discussões e reuniões que efectuei durante a semana. Pergunto a mim próprio:
Que erros pratiquei durante este tempo?
Foi correcto o que fiz? Em que poderia ter melhorado a minha acção?
Que lições devo tirar desta experiência?

Muitas vezes, nesta revisão semanal, sinto-me bastante infeliz e espantado com os meus erros. Com o passar dos anos, estes vão tornando-se menos frequentes. Algumas vezes, depois de uma destas sessões, apetece-me dar uma palmada em mim próprio. Este sistema de auto-análise, auto-educação, ano após ano, tem-me ajudado mais do que qualquer outro sistema.
Tem ajudado a melhorar a minha capacidade em tomar decisões e tem-me auxiliado enormemente nas minhas relações sociais. Só posso recomendá-lo com muito entusiasmo."


Fontes:
  Carnegie D (1996) Como fazer amigos e influenciar pessoas. Livraria Civilização, Porto. 284 pp.

Sem comentários:

Enviar um comentário